sábado, 7 de março de 2009

Tem certeza que tem algo a dizer?

O garoto chega em casa correndo e diz para o pai, que precisa contar algo.
O pai diz para o filho não contar antes de passar pelas três peneiras.

Que três peneiras são essas, pai?
O pai responde:
A primeira peneira é a da verdade: antes de me contar o que aconteceu eu te pergunto: você tem certeza? você viu?
Se não tiver certeza não me conte.
A segunda peneira é a da bondade: o que você tem a me dizer, se alguém falar o mesmo sobre você, você ficará chateado?
Se ficar chateado não me conte.
E a terceira peneira é a da utilidade: o que você vai me falar, vai mudar para melhor alguma coisa na minha vida, na sua escola, na nossa cidade, no mundo?
Se não mudar nada para melhor não me conte.

Então, o que você ia mesmo me falar?
Nada, papai. Vim só te agradecer pela lição.
Já estou indo embora!!!

Conclusão:
Antes de falar algo verifique se você tem certeza absoluta, se há bondade e se é útil.
Vá em frente se passar pelas três peneiras.

Fonte: As 3 peneiras de Sócrates.

Nenhum comentário: